A ação cumpriu 35 mandados em seis cidades e desmantelou uma rede criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas
Uma grande operação coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína na manhã desta terça-feira (11), em uma casa localizada no município de Paranaguá, no Litoral do Estado. A ação representa a maior apreensão de cocaína realizada na cidade em 2025 e é considerada um duro golpe contra o tráfico internacional de drogas.

📍 Operação integrada em seis municípios
De acordo com informações da PCPR, a operação contou com o cumprimento de 35 ordens judiciais — entre mandados de prisão e busca e apreensão — nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Irati.
O trabalho é fruto de um ano de investigação, durante o qual os agentes mapearam uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas.

Segundo o delegado Thiago Andrade, o líder do grupo utilizava empresas e familiares — incluindo esposa, filho e irmão — para movimentar as operações e ocultar o lucro obtido com a venda dos entorpecentes.
“As investigações mostraram uma estrutura familiar voltada para o crime. O grupo agia com alto nível de organização e planejava enviar a droga apreendida para a Europa”, afirmou o delegado.

👮 Prisões e novos desdobramentos
Durante a operação, nove mandados de prisão foram expedidos e oito pessoas acabaram presas. Um dos detidos foi flagrado no imóvel onde a droga estava armazenada, em Paranaguá.
O suspeito contou à polícia que a carga havia chegado na segunda-feira (10) e seria despachada para o exterior ainda nesta terça (11).

As autoridades acreditam que o grupo tinha conexões com rotas internacionais de tráfico e que utilizava o Porto de Paranaguá como ponto estratégico para o envio das drogas.
“A partir dessa apreensão, novas fases da investigação devem ser deflagradas. Nosso objetivo é identificar todos os envolvidos e desmontar completamente o esquema”, destacou o delegado Thiago Andrade.

⚖️ Balanço da ação
- 1,3 tonelada de cocaína apreendida em Paranaguá;
- 35 ordens judiciais cumpridas;
- 8 prisões realizadas;
- 1 flagrante no local da apreensão;
- Investigação de 12 meses sobre tráfico e lavagem de dinheiro.


